Gente que veio, gostou e sempre que pode dá uma passadinha por aqui

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

323) Improviso

Parque das Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte
Foto Lugoca



Sou assim transparente,
sou mesmo semente
do que brota por aí,
nas esquinas,
nas rimas
dos poetas tortos
e tolos
de amor
e de dor,
apaixonados eternos,
que creem sempre,
esperam o inesperado.

Sou assim meio mambembe,
meio circense,
do improviso,
de choro e riso,
de alegria solta,
coração desavisado,
peito rasgado,
aberto ao que chegar,
ao que se insinuar
e se esfregar
e me lambuzar...


Ando assim pela vida,
improvisando arte,
roto estandarte,
poderoso,
glorioso,
que,
vez ou outra,
se desconhece.




17 comentários:

  1. Ai que gostoso estar bem agora dentro do Parque das Mangabeiras. A última vez que estive lá foi mágica. Fiquei com gosto de quero mais. Para variar, lindo o teu expressar. Também sou dar turma do improviso porque vida não tem rascunho.

    Obrigada pela presença, amiga. Obrigada pelo toque, eu vivo sim. Apesar de que:
    "Navegar é preciso, viver não é preciso". Fernando Pessoa. ;)

    E vamos confiar nas SINCRONICIDADES!

    ResponderExcluir
  2. Manuel, o audaz...

    Ai,ai, foi Deus quem lhe enviou para mim. Ele disse, "vá lá, moça, cata aquela outra em L.A., que está doidinha pra esquecer da terra que foi dela, da gente que foi dela, vá lá, escreva pra ela (ela adora), apareça numa noite perguntando o que ela está fazendo tão longe, na América (sem falar Inglês), tendo em mãos tanto Português... vá lá, diz pra ela. E ela irá lhe procurar e chegará em tua casa e verá dia sim, dia não, fotografias de Belo Horizonte e ouvirá músicas da terra, faz isso, moça, porque eu quero, porque Eu sou Deus".

    A moça, aqui, saiu daí porque vive de planos, e ela pega o que está ao alcance da mão, ou o A, ou o B, ela tem até o plano C. Ela vive no improviso e ela improvisa qualquer coisa, dá nó em qualquer emoção, tudo para viver em paz.

    Somos assumidamente de circo, por isso somos, talvez, tão felizes!

    Beijos,

    Suzana/LILY

    P.S.: você só não beberá comigo se não quiser, pois eu estarei aí no ano que vem.

    ResponderExcluir
  3. P.S.: acabei de ver a data que já é aí, 8 de dezembro, feriado em Belo Horizonte, eu sei, é porque é niver do meu pai... bincadeirinha... mas é o aniversário dele (85 anos!). Viva seu Joaquim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lu,

    Que eu gostoso você demonstrou neste poema....

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu! td bem?
    foi duas vezes ao teatro num fim de semana! ai que maravilha, eu amo teatro e graças a Deus, raramente me dececpciono com o que vejo, tem muita gente boa no meio problema é que tem gente que diz que não vai pq é caro, mas se a gnt for pensar bem, sai mais barato do que comer com os amigos no MAC... mas daí é uma escolha pessoal né, fazer o quê?
    Então, sobre o livro Pequena Abelha, meu irmão aparaceu no mês passado com o primeiro capítulo que a Livraria Saraiva estava distribuindo gratuitamente, eu amei e pretendo comprá-lo de presente... pra mim rsrs... daí depois que eu ler comento com vc, já que na contra capa do livro está escrito não se deve comentar com quem não leu srsrs
    o problema é que quando entro numa livraria sempre acabo levando mais de um e o meu quarto está uma zona de livros, não vejo a hora de entrar de férias e arrumar tudo.

    Agora vou deixar de falação pra o que interessa: eu adoro os teus textos, é de uma transparência que inspira, mas as vezes intimida (de uma forma boa, que eu não sei bem dizer, acho que faz parar para pensar) com a verdade que salta... mas acho que esse é um dom de quem, como tu diz, "anda assim, pela vida, improvisando arte"

    super BjãO

    ResponderExcluir
  6. Lu,

    Nem havia começado a ler o seu poema (delicioso, por sinal) e você já tinha me pegado de jeito. Atropelado pelo jipe amarelado do meu velho amigo Antonio mauricio Horta de Mello .

    Bateu uma saudade danada da época áurea do Clube da Esquina, quando eu não saía de Beagá, me hospedando muitas vezes na "Horta do Horto", como eu chamava a casa do Toninho.

    Cheguei até aqui através do seu comentário na postagem que a querida Suzana fez sobre a Simone Guimarães no Contos de Lilly. Estranhei você não saber nada sobre ela, porque a Si é bem conhecida em Beagá. Chegou a morar um tempo aí, em meados dos 90, e é muito ligada a Milton, Toninho, Tavinho Moura, Juarez Moreira e outros desse time de primeira da MPB.

    O projeto da turnê de lançamento de Cândidos previa um show em Beagá, que teve de ser cancelado por falta de datas. Mas a turnê terá uma segunda etapa, e dessa, Beagá não escapa!

    Bem, como hoje eu acordei muito cara de pau, nem te conheço ainda e já vou pedindo uma forcinha na divulgação do CD. Vou lhe enviar por e-mail alguma coisa, e aí você decide. Vou enviar também umas armas secretas de sedução: duas fotos EXCLUSIVAS, uma antiga da Si e outra dela abraçadinha com o Toninho. E vou tentar conseguir com a empresária dela um link para a gravação que a Si fez de Beijo Partido. Ou a versão dela de Milagre dos Peixes, cantando com o próprio Milton, num arranjo vocal estonteante de belo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. És semente de alegria, Lu.
    Tenho sentido tua falta lá no blog, viu?
    Bjoo, amiga.

    ResponderExcluir
  8. Hey Lu...

    Adorei a foto (como sempre!!!!) e o poema e como disse o Lufe acima um eu muito gostoso o seu!
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir
  9. Sim
    sou meio estrada
    longa feito de pedras
    com rejunte de folhas, gravetos e areia
    que a brisa di trás
    para ajustar buracos do tempo
    e vento pra limpar os caminhos futuro
    a seguir
    mas sou inteiramente encantada
    e nem vivo num conto de fadas
    mas lindas fadinhas existem em meus dias
    que deixam palavras penduradas feito frutos das arvores de meus dias.
    Por isso agradeço a Deus que eu
    VIVA AGORA este PRESENTE que é o IMPROVISO da VIDA, e agradeço a vc por sempre seu carinho.
    Bjinhos doce menina.

    ResponderExcluir
  10. OLá Lu,
    Gostei do poema...gostei da forma de ser da pessoa que descreve! És tu? Então gosto de ti, gosto de pessoas assim pulsando amor e vida!
    Beijos,
    Manuela

    ResponderExcluir
  11. Lu,
    É tão bom sentir o aroma das suas palavras, deixar que elas nos envolvam, nos penetrem...!
    Sente-se que tem uma boa aura, o que partilha insinua-se sempre de forma positiva.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  12. Lu,

    Obrigado pela visita e pelo simpático e caloroso comentário.

    Sobre o material que você pede, já o enviei anteontem. Recebeu não? Inclusive anexei uma foto - exclusiva pro seu blog - da Si com "Toninho, o audaz". Mandei também, ontem, o link que prometi aqui, da versão dela de Milagre dos Peixes, cantando com o próprio Milton.

    Veja na sua caixa, porque não recebi aviso de que a mensagem não tenha chegado. Será que você não deletou pensando tratar-se de spam?

    Outra coisa: Simone chega hoje de Ribeirão Preto, onde fez o show ontem, e vou pegá-la no aeroporto pra irmos direto pro estúdio da TV Brasil, onde ela será entrevistada no Sem Censura, ao vivo, às 16 horas. Vai cantar, segundo a produção do programa, pelo menos três faixas do novo CD. (Não sei se o programa entra ao vivo para todo o Brasil, ou se só aqui no Rio.)

    Me avise se de fato não recebeu meus dois e-mails. É que o primeiro apaguei por ser muito pesado e minha cota no Gmail já estar no limite. Mas, se for preciso, refaço, numa boa. E ainda incluo imagem recém-chegada da estréia em Fortaleza.

    ac.zamagna@gmail.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Lu,

    Falei de usar esta sua foto num clip.
    Dê uma olhada nessa postagem da Gi, amiga de Fortaleza, pra entender o porquê:

    http://osdragoesnaoconhecemoparaiso.blogspot.com/2010/12/estrela-de-rua.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Hey Lu ADOREI que vc colocou o video dela disponível aqui no seu blog!!!! E muito obrigada pelos elogios!!!! Vc tb é ótima e maravilhosa no que faz por aqui!
    beijocas,
    mari

    ResponderExcluir
  15. Muito bom este video da Chimamanda
    Ela nos fala sobre o poder da mídia e o poder de quem conta as historias. Fala também do perigo de acreditarmos em uma única historia, isto é escutarmos apenas um lado, ou porque simplesmente não temos acesso a este outro lado ou ele não pode de alguma forma nos contar suas historias.
    Chimamanda, com a simplicidade, nos mostra porque devemos ter um novo olhar sobre o mundo e o que esta a nossa volta.

    bjo

    ResponderExcluir
  16. Querida Lu!
    Não canso de gostar mais e mais o que escreves.
    E é bonito falar do seu interior, que é todo seu, que é humano, mas um humano belo!

    Continue assim querida, dissonante, alegre e vivante!!

    ResponderExcluir

Eu gosto muito que você comente!