Gente que veio, gostou e sempre que pode dá uma passadinha por aqui

domingo, 1 de abril de 2007

11) A felicidade é mais simples que parece

Foto Lugoca



Ser infeliz é muito mais fácil do que ser feliz. Quem já me disse isso outras vezes e voltou a dizer na última semana foi uma pessoa querida, que há muito não via, com grande conhecimento, sensibilidade e perspicácia em questões de comportamento humano. Verdadeira mestra e doutora no assunto.

O que ela quer dizer com isso é que, como todos nós temos a tendência a complicar nossas vidas, a desvalorizar os caminhos que parecem mais simples, mais diretos, costumamos estar infelizes.

Quase sempre, a felicidade está bem pertinho de nós e nem a percebemos. Ficamos olhando para longe à procura dela. O que temos sempre é pouco pra nos fazer felizes. Queremos mais. Aí, passamos a vida querendo, procurando...

Quando amadurecemos e simplificamos a vida, somos felizes apreciando o pôr-do-sol pela janela; as flores que plantamos em casa; o trabalho que fazemos com dedicação; as pessoas imperfeitas que têm o que trocar conosco, apesar das nossas imperfeições...

3 comentários:

  1. ZANA, certa vez escrevi que nós, humanos, preferimos insistir na infelicidade a tentarmos cultivar os caminhos - simples - que trazem alegria. Pequeníssimos gestos, quando praticados, transformam nosso dia e trazem a certeza de que nascemos para ser felizes. É o desejo de Deus para nós!

    ResponderExcluir
  2. Ei, eterna Chefinha.

    Lendo Epicteto é possível perceber que a felicidade se fundamenta sim em preceitos simples, embora atingí-los demande tempo. Basicamente, para ser feliz é preciso ter vontade verdadeira, saber que são as interpretações, e não os fatos em si, que trazem a alegria ou a tristeza.
    Em resumo, basta querer mudar um pouco o jeito que se vê o mundo.

    ResponderExcluir
  3. lu, adorei o seu blog. voce e mesmo maravilhosa. um anjo que cruzou meu caminho.bjs marcia

    ResponderExcluir

Eu gosto muito que você comente!