Gente que veio, gostou e sempre que pode dá uma passadinha por aqui

quinta-feira, 5 de abril de 2007

13) Mudar comportamentos é possível

Foto Lugoca


"Para ser feliz é preciso ter vontade verdadeira, saber que são as interpretações, e não os fatos em si, que trazem a alegria ou a tristeza".
O sábio e jovem Grandi me deixou esse comentário em uma das mensagens deste blog. Ele diz que essa concepção de felicidade vem das idéias do filósofo Epicteto, que viveu entre 50 e 130 anos antes de Cristo, na região da atual Turquia.
Interessada, tratei logo de pesquisar algo mais sobre o que defendia o filósofo, que, devo admitir, já adotei como escritor de cabeceira. Ele parece ter sido realmente um homem à frente de seu tempo.
"O que atormenta os homens não são as coisas, mas as opiniões que formaram sobre elas", defendia Epicteto, tentando nos ensinar que nem sempre o que pensamos das pessoas e das coisas é o que elas realmente são. Nossas opiniões são formadas com base nas nossas bagagens de vida. Assim, se não tivermos disposição para tanto, podemos definir ou julgar pessoas e situações enxergando-as apenas com os olhos dos nossos valores. Para mim, a lição vem na hora certa.

Um comentário:

  1. Ora, ora. Que bom que fui de alguma utilidade nessa vida.
    "Não há ninguém tão grande que não possa aprender e ninguém tão pequeno que não possa ensinar"

    ResponderExcluir

Eu gosto muito que você comente!