Gente que veio, gostou e sempre que pode dá uma passadinha por aqui

sábado, 31 de março de 2007

10) Meninas e meninos

Foto Lugoca

Em uma noite desta semana, presenciei uma cena em frente a um restaurante da Região Centro-Sul de BH que muitos pais nem se dão conta de que fazem com suas filhas. Um jovem casal, bem vestido, conversava à beira da calçada, em frente ao restaurante, como se aguardasse alguém para entrar e se sentar a uma das mesas. Perto deles, uma garotinha aparentando ter 4 anos, com um vestidinho amarelo e sapatinhos brancos, jogava capoeira no meio da calçada. Pela desenvoltura com que ela se atirava ao chão para os passos de capoeira, tudo indicava que fazia aula em alguma academia.
O mais louco foi que a mãe, entretida na conversa com o pai, quando percebeu que a filha fazia piruetas, virava de cabeça para baixo, suspendia o vestido e mostrava a calcinha sem a menor preocupação ou maldade, abandonou o papo com o suposto marido, agarrou a menina pelo braço e começou a sacudi-la, dizendo que não podia fazer aquilo, que não era coisa de garota, que precisava se comportar...
A maioria de nós já presenciou uma cena como essa. Os pais podam as meninas de serem serelepes, naturais, e incentivam os meninos a fazê-lo. Quando pequenininhos, os garotos são incentivados e aplaudidos ao descobrirem o "pinto". Os pais logo dizem que é sinal de virilidade, de que o filho é macho. Já as garotas, levam logo um tapa na mão e outras violências quando, seguindo o mesmo instinto, tocam na "perereca".
E assim a mulher começa a ser tolhida, diminuída em comparação ao homem. Ainda bem que muitas são fortes o bastante para ir resolvendo isso ao longo da vida, aprendendo a caminhar ao lado deles, ou sem eles.

Um comentário:

  1. Em minha coluna do Jornal de Luz - pelo Dia das Mulheres - fiz uma homenagem a vocês: sem a leveza dessas mãos e o afago desses corações, o que seria de nós, homens? Parabéns, Lu, pelo blog maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Eu gosto muito que você comente!